Partindo do pressuposto de que o registro e a salvaguarda de bens imateriais são basilares para proteger, conservar e preservar a memória, bem como assegurar a permanência e a continuidade dessas culturas e tradições, com foco na manutenção dos valores nela reconhecidos e como patrimônio de interesse coletivo, o grupo cultural Maracatu Nação Leão Coroado, em parceria com o Instituto de Cooperação Econômica Internacional -Icei Brasil- e com o apoio de uma equipe de pesquisadores e profissionais das ciências humanas e sociais, das artes e da comunicação, elaboraram este livro comemorativo dos seus mais de 150 anos do maracatu nação. Em ele encontraremos vários olhares, pesquisas, sistematização e catalogação do acervo iconográfico do grupo; assim como também uma aproximação ao universo que esta nação nos apresenta.

Créditos:
Fotografia de Diego Di Niglio, Noite dos Tambores Silenciosos em Olinda PE, ano 2013

 

O livro contém um miolo exclusivo de fotos e registros que envolvem os mais diversos olhares, mais de um ator social, o fotografo colaborou com seu acervo. Esta proposta imagética procura dar transmitir a beleza, encanto, sensibilidade, densidade, contundência, imponência e a perseverança que o Leão tem dentro de nossa comunidade. As fotos, fundamentalmente, nos apresentam o compromisso e a lealdade com o qual leva para frente com sua existência.

 

Foto de Juliana Aguiar, o Maracatu Leão Coroado se apresentando na Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, bairro Bonsucesso, ano 2001.

 

A proposta da organização desta obra é contribuir com o registro da história e da memória da cultura local, sistematizando saberes e práticas antes só imateriais, faladas no vento e presentes no imaginário popular. Por mais que o livro termine na sua última página, é uma escrita sem fim, uma obra dialógica, que, simbolicamente, terá um novo capítulo a cada maracatu que surja ou saia pelas ruas com seu batuque e suas baianas de saias a girar.

 

Fotografia de José Fernando Souza e Silva, desfile em Recife antigo carnaval ano 2004. Acervo José Fernando Souza e Silva.