Projeto inclui produtos como documentário, livro, CD e website
Abram alas para a história do Maracatu Leão Coroado passar. No próximo dia 3 de abril, a partir das 15h, o Centro Cultural dos Correios vai abrigar o evento de lançamento do projeto “Salvaguarda do Maracatu Nação Leão Coroado – 150 anos de história, cultura e tradição”. Na programação, exibição do documentário “A Coroa do Leão”, apresentação do livro e do CD, com 16 toadas tradicionais, além de mesa de diálogo sobre o Leão Coroado enquanto guardião da memória afrodescendente e patrimônio vivo de Pernambuco.
O projeto de Salvaguarda do Maracatu Nação Leão Coroado nasceu de uma iniciativa do próprio Maracatu, que, em seus quase dois séculos de história, nunca se preocupou em documentar suas apresentações, ensaios, oficinas, palestras etc. Dessa forma, o Leão Coroado estabeleceu uma parceria com o Instituto de Cooperação Econômica Internacional (ICEI-Brasil) e, junto a uma equipe de pesquisadores e profissionais das ciências humanas e sociais, das artes e da comunicação, empreendeu um reencontro com a sua própria trajetória, por meio de ações de identificação, pesquisa, sistematização, catalogação do acervo, produção de materiais de registro e divulgação.
Agora, shows, carnavais, oficinas, palestras e rituais, entre outros momentos, que estavam guardados apenas na memória de quem os vivenciou e das poucas pessoas que ousaram fazer alguns registros, a maioria dispersos, estão devidamente preservados em livro, CD, documentário em audiovisual e no website: www.salvaguardaleaocoroado.wordpress.com.
O projeto lança luz sobre a importância cultural, religiosa e simbólica de cada elemento que compõe o Maracatu Leão, desde as loas à calunga, passando pelos instrumentos, adereços, rituais e pelas indumentárias que constituem a agremiação, dando voz, também, aos diversos componentes do grupo nos dias atuais.
Em paralelo, também foram realizadas oficinas de transmissão dos saberes e formação de aprendizes, com o envolvimento direto da comunidade cultural que integra o grupo. O projeto foi realizado com incentivo do FUNCULTURA e parceria da Comissão Pernambucana de Folclore, Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, do Museu da Abolição – MAB e da Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
“LEÃO COROADO!” – Quando o batuque dos tambores do Maracatu Nação Leão Coroado ecoa pelas ladeiras de Olinda ou ruas e vielas do Recife, o senso de reverência e respeito se estabelece: o maracatu mais antigo de Pernambuco, com atividades ininterruptas há 154 anos, está tocando. Organizado e conduzido por Mestre Afonso Aguiar há 20 anos, o Leão Coroado chegou às mãos de Afonso por meio de Mestre Luiz de França (1901-1997), babalorixá e membro da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Santo Antônio e da Irmandade de São Benedito da Igreja de São Gonçalo da Boa Vista, que regeu o Leão durante 40 anos. Mas registros históricos de 8 de dezembro de 1863 dão conta de que o Maracatu Nação Leão Coroado foi fundado nessa época.
Hoje, o Leão é considerado símbolo de Resistência Negra e é reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (2006), por meio da Lei nº 12.196/2002. Em dezembro de 2014, o Maracatu foi oficialmente inserido no Registro Nacional dos Bens do Patrimônio Imaterial Brasileiro como manifestação cultural, política pública voltada para o reconhecimento, a catalogação e a preservação das manifestações, rituais e expressões culturais como partes da identidade cultural brasileira.
Programação:
- 15h – Abertura
- 15h30 às 16h30 – Palestra e mesa de diálogo, com Paola Verri de Santana (pesquisadora da UFAM), Mestre Afonso Gomes de Aguiar (presidente do Maracatu Leão Coroado), Cecília Canuto (pesquisadora e representante da Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda) e Julia Cunha (Setor de Patrimônio Imaterial do Iphan-PE).
Moderador: Diego Di Niglio, presidente do ICEI-Brasil.
- 17h – Exibição de documentário “A Coroa do Leão”, de Mateus Sá e Diego Di Niglio (40 min.). Classificação indicativa: livre.
- 18h às 20h – Apresentação dos produtos realizados no marco do projeto de Salvaguarda*, a cargo do Mestre Afonso, Isabelle Câmara (coordenadora editorial do livro), Climério de Oliveira (diretor musical do CD), Mateus Sá (codiretor do documentário “A Coroa do Leão”) e Lía Miceli López Lecube (ICEI-Brasil). Participação de representantes da Secretaria de Cultura do Governo de PE, FUNDARPE, do IPHAN, das Prefeituras de Olinda e do Recife, da FUNDAJ e do MAB (*Na ocasião, os produtos serão distribuídos gratuitamente).
Serviço //
Lançamento do projeto “Salvaguarda do Maracatu Nação Leão Coroado”. Dia 3 de abril de 2018, das 15h às 20h, no auditório do Centro Cultural os Correios (1° andar – Avenida Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife). Aberto ao público. Mais informações: (81) 98822.1263 / leaocoroado@hotmail.com